R E V I S T A T K V  V . 1 , N º 9 - 2 0 2 2
D O I : 1 0 . 4 3 2 2  / R E V I S T A T K V - V 1 N 9

 I S S N : 2 5 9 4 - 5 2 0 3

REVISTA TKV - ed.9

EDITORIAL

por Valquiria Moura Vieira

As diferentes propostas que compõem a 9ª edição da Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo atendem ao convite para o debate acerca das possíveis relações entre corpo e espaço. Esta é a quarta edição publicada ao longo desta crise sanitária de alcance global - experiência essa que ainda não avistamos o fim, e segue se estendendo no espaço-tempo.

Nessa conjuntura, nós artistas, seguimos buscando estratégias de resistência, mesmo com nossos espaços articulares, e também os simbólicos, cada vez mais estreitados pelo cansaço, pela comunicação rasteira, pela falta de encontros com nossos parceiros e pelo luto abafado que ainda reverbera. Exaustos, seguimos inventando, como forma de sobrevivência, fomentando dia após dia a esperança em tempos melhores.  

Os trabalhos aqui reunidos, apresentam abordagens diversas acerca do tema proposto: relações possíveis entre espaço e imagem; o espaço cibernético como possibilidade de encontros de potência; a constante ressignificação do ambiente doméstico ao longo da pandemia; o isolamento como possibilidade de criação de espaços subjetivos; o papel do corpo na criação de novas realidades; o espaço como impulsionador de processos criativos ou, ainda, o desejo de construir espaços que proporcionem experiências profundas e acolhimento ao corpo e, quem sabe, sejam capazes de nos transportar para outro espaço-tempo. A edição traz também, um artigo acerca dos desafios enfrentados por educadores nos espaços de educação destes tempos e uma entrevista com dançarinos-atores de dança-dramas balineses sobre a mutabilidade dessas formas cênicas tradicionais no espaço e no tempo. 

Desejo que essas reflexões inspirem outras, e que esses impulsos ganhem força para a retomada dos espaços como estratégia de fortalecimento simbólico e político. Que a potência da partilha seja maior do que o medo da proximidade com o outro, para que caminhemos fortes para reinventar o mundo. 

Boa leitura!

card capa.jpg

ABRINDO ESPAÇO: INDISCIPLINA COMO PROPOSTA

Beatriz Benvengo e Virgínia Laís de Souza

card capa.jpg

COREO-HIPERBIOGRAFEMA

Alexandre Dias Cardoso Lindo

card capa.jpg

"VALE TUDO, SÓ NÃO VALE QUALQUER COISA": COGNIÇÃO INCORPORADA E PRODUÇÃO COMPARTILHADA DE SENTIDO NOS ENCONTROS DE DANÇA E IMPROVISAÇÃO ONLINE

Flora Byington Dias Siqueira

card capa.jpg

PARTILHA DO CHÃO: O GESTO COMO MOVIMENTO

Carla Chaim

card capa.jpg

TRANÇO COMO QUEM REENCONTRA O NOVO NO VELHO

Lívia Sernache Rios

card capa.jpg

UMA PERFORMER A MERGULHAR: FRICÇÃO ENTRE A TÉCNICA KLAUSS VIANNA E A FOTOPERFORMANCE

Carmen Estevez

card capa.jpg

CONVERSAS DE WARUNG ES CAMPUR COM I GEDE AGUS HENDRA ARTA DINATA E I NYOMAN TRI ARTA MURTI

Igor de Almdeira Amanajás e Marília Vieira Soares

card capa.jpg

INVISIBILIDADE CARISMÁTICA E O ELEMENTO CÊNICO - DO CORPO E SEU ENTORNO

William Paiva