• CETKV
  • CETKV

revista

TKV

versão online desde 2017

Fotos: Caio Petrônio e Juliana Schiel

Segunda

Edição 

v.2, nº2 / 2018

revista semestral

ISSN 2594-5203

Editorial

por Camila Soares e Livia Vilela

    A Revista TKV é uma revista independente, que busca abrir espaço e incentivar a produção de trabalhos sobre a Técnica Klauss Vianna. Além de ser espaço de incentivo e de troca, se propõe, também, como alimento e provocação para trabalhos futuros - nada aqui é inquestionável e estanque.

    O trabalho de pesquisa demanda tempo, atenção, presença. É um ato político, um modo de vida e um modo de mover-se na vida. Ser artista e pesquisador é uma escolha que precisa de constância, de resistência e de cultivo.

    Nossa postura como pesquisadores, artistas e educadores do corpo é pensar que a Educação também passa pelas microrrelações, por uma postura ética que demanda uma disposição para estar sempre em processo, em estado de investigação. É preciso habitar na constante criação de modos de vida. É preciso investir na potência do movimento.

    Entendemos que certas práticas que encorajam o pensar no corpo, nas relações que se estabelecem no mundo que elaboramos para nós e para gerações futuras são atos revolucionários. Em meio a tantos sistemas que nos distanciam do nosso próprio corpo, que tentam nos uniformizar, capturar, ordenar, temos acreditado que a TKV pode nos oferecer caminhos para ser corpo inteiro, corpo em relação, corpo presente e autônomo, capaz de colaborar na criação de um mundo possível onde as singularidades encontrem espaço para co-existir e co-criar. 

    Convidamos a pensar a possibilidade de borrar as fronteiras entre a investigação de corpo na sala de aula, na sala de ensaio e, sobretudo, na vida cotidiana (a verdade é que não saberíamos fazer de outra forma). Os escritos que se apresentam na Edição #2 apontam para um transbordamento da Técnica Klauss Vianna para práticas com gestantes, crianças e adolescentes. Não há um público específico para a TKV. Interessa aos profissionais da Escola Vianna que o estudo do movimento seja capaz de dialogar com todos os corpos e suas práticas cotidianas, para todos os corpos. Corpos artistas, corpos recém-nascidos, corpos que geram corpos, corpos jovens, infantis, maternos, corpos que cuidam de corpos.

    Essa edição da Revista TKV nos fomenta questões: para quem se destina a Técnica Klauss Vianna? E, ainda, o que ensinamos / deixamos / compartilhamos com as gerações vindouras? Que mundo estamos a criar?

  

Baixe o PDF da

revista na íntegra

Leia online: 

Verbete

Presença - Neide Neves

Artigo

Começar diferente: Técnica Klauss Vianna para crianças e adolescentes - Jussara Miller e Cora Miller Laszlo

Monografia

"Maternidade em Movimento - Técnica Klauss Vianna para gestantes e mães com bebês" 

Por Larissa Carpintéro de Carvalho

Monografia 

"A Técnica Klauss Vianna na Educação Infantil: Uma experiência pedagógica na escola" 

Por Adriana Salles Dall’Oca 

Monografia 

"A Técnica Klauss Vianna para crianças: uma abordagem pedagógica em diálogo com a teoria cognitiva de Francisco Varela e Humberto Maturana” 

Por Carla Franco Massa