• CETKV
  • CETKV

revista

TKV

versão online desde 2017

O projeto

A  revista TKV é um projeto independente que visa agregar e disponibilizar a produção acadêmica e artística de pesquisadores da chamada Escola Vianna de pensamento.

O projeto de criação da revista TKV surgiu quando da percepção da necessidade de que exista um espaço de partilha entre os pós-graduandos do curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP, que suscite discussões realizadas no âmbito do curso. A partilha pretendida pela revista vem como linha mestra do perfil e diretrizes da Revista TKV. As discussões abordadas pretendem não apenas disseminar as pesquisas desenvolvidas no decorrer do curso de Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna oferecido pela Cogeae PUC-SP, como fomentar e valorizar a produção acerca da Técnica Klauss Vianna em seus múltiplos desdobramentos e fricções. Um de nossos principais objetivos é trazer essa iniciativa ao curso e fundar uma Revista que atenda aos anseios acadêmicos dos pós-graduandos em Técnica Klauss Vianna: a revista TKV, então, pretende preencher uma lacuna de publicações de monografias, fomentando também a publicação de artigos de pós-graduandos vinculados à chamada Escola Vianna de pensamento.

Acreditamos ser relevante apontar que o modelo recorrente de revistas acadêmicas não abre espaço para publicação de monografias completas, e esta é justamente uma das lacunas que este projeto de revista pretende preencher como alternativa para disseminação do trabalho de conclusão dos estudantes do curso referido. Ademais, pretende-se oferecer espaço para produções textuais e não-textuais, de forma a abarcar outras produções acadêmicas em arte, vinculadas à Técnica Klauss Vianna.

Pretendemos que a revista TKV seja um instrumento elaborado por professores e alunos egressos do curso, direcionado especialmente à publicação de trabalhos, artigos e resenhas vinculados à Técnica Klauss Vianna, que tenham sido desenvolvidos essencialmente por membros pesquisadores da Escola Vianna de pensamento, alunos e não-alunos do curso referido. Além disso, pretende-se que haja um espaço para a apresentação de traduções de textos essenciais à área, bem como entrevistas – a fim de fomentar o diálogo entre pesquisadores da Técnica Klauss Vianna, e textos que possibilitem debates acerca de determinadas temáticas a serem definidas para cada número da Revista.