Ilustrações: Gabriela Rocha
v.1 nº4 / 2019
revista semestral/ 2019
Quarta
Edição
ISSN 2594-5203 / 10.17648/revistatkv-4
Baixe o PDF da
revista na íntegra
Leia online:
Seção ARTIGOS
"Corpos dançantes: uma possível contribuição da Técnica Klauss Vianna para se pensar o aprendizado de dança nos cursos livres, a partir da singularidade do corpo qie se expressa"
MORAES, Carla Gontijo Campolim
"Técnica Klauss Vianna – processos evolutivos"
NEVES, Neide
Seção TRADUÇÕES
"Tradução da carta “DOS CONHECIMENTOS DE ANATOMIA NECESSÁRIOS PARA O MESTRE DE BALÉ”, de Jean-Georges Noverre (1807)"
LOURENÇO, Robson; NEVES, Neide; FERNANDES, Elaine Ferrão
Editorial
por Neide Neves
Esta quarta edição da Revista TKV busca lançar um olhar para o conceito de técnica nas Artes do Corpo. Diferentes visões são encontradas, todas carregam, consciente ou inconscientemente, uma visão de mundo, de corpo, um pensamento político.
A Técnica Klauss Vianna faz parte da Escola Vianna de corpo e arte. Tem sua singularidade alimentada pela visão de corpo comum a todos, que, por sua vez, reforça na sua ação.
Entendendo criação e ensino como pilares da sua prática, a Técnica Klauss Vianna reconhece seu papel na Educação dos corposmentes, pesquisando material para a valorização das singularidades, como parte dos pequenos gestos de resistência à normatização e homogeneização de comportamentos e movimentos.
A TKV entende o corpo como um sistema dinâmico em constante processo de transformação, em coevolução com o ambiente. Seus diversos subsistemas trabalhando em sinergia orquestram as capacidades sensório-motoras, mentais, cognitivas, elaborando pensamento, movimento, memória, sentimentos, corporificados.
Este entendimento, vivido como um posicionamento, implica em uma metodologia de trabalho, princípios norteadores e tópicos escolhidos para a criação de estratégias de trabalho corporal, enquanto ensino/aprendizagem e criação.
Nesta edição, as monografias debruçam-se sobre o vocabulário usado para descrever a TKV assim como aquele veiculado nas instruções de trabalho, uma vez que se compreende a importância do uso adequado das palavras pelo seu poder de direcionar as ações no corpo.
O convite para participação na edição foi o diálogo com visões técnicas e metodológicas afins, pesquisas sobre instruções e procedimentos de trabalho, e desdobramentos destas questões.
Boa leitura!
Seção MONOGRAFIAS
"Técnica Klauss Vianna e Eutonia: Instruções em Movimento"
MATOS, Daniel Augusto Severino de
Orientação: Profª. Drª. Neide Neves
"Para um vocabulário da Técnica Klauss Vianna como prática de pesquisa"
DI GIOVANNI, Julia Ruiz
Orientação: Profª. Drª. Jussara Miller