Ilustrações: Ierê Fraga Carvalhedo

Sétima 

Edição

Editorial

por Camila Soares e Livia Vilela

Neste triste abril de 2021 oferecemos aos nossos leitores e leitoras a sétima edição da Revista TKV – a segunda edição produzida desde que a pandemia chegou a nosso país. Neste último ano de trabalho, optamos por desacelerar o ritmo produtivo para ouvir com mais atenção o que ecoa, não apenas no âmbito dos assuntos por nós abordados nesta revista, mas, especialmente, no contexto em que estamos imersos.

A realidade imposta a nós do corpo editorial não é única. Todos estamos imersos em um mar de dúvidas, medo e luto coletivo, e é esse o nosso ponto de partida para produzir mais um número da revista em meio à pandemia que ainda nos parece longe de seu fim. Sentimos muito por todas as vidas perdidas até aqui, e, em respeito a essas pessoas e suas famílias, oferecemos o nosso melhor trabalho, sensível, cuidadoso, ocupado em olhar para as pessoas acima de tudo.

Esta sétima edição da Revista TKV traz a vontade de conversar sobre PERFORMATIVIDADE em suas mais diversas acepções e entendimentos. Curiosamente, muitos dos trabalhos aqui publicados versam sobre o corpo nas ruas, no ambiente “externo”, no mundo lá fora.

Os debates sobre cartografias possíveis, mapas, percursos, estados do corpo, parecem querer tratar de alguma forma da arte do encontro. Nos parece que há algo no encontro que revela muito do que pode vir a ser a performatividade (ou, ainda, do que pode ser o corpo nesse estado). Trata-se, afinal, de formas de estar no mundo, de sermos corpos moventes. Os textos aqui selecionados nos contam de oficinas, intervenções, atos de criação artística, derivas, caminhadas, movimentos que se diluem no cotidiano da cidade, ou mesmo que, por se destacar do fluxo usual, acabam por propor uma transformação no modo de sentir/ pensar/ser corpo. Não há um caminho unânime, mas muitas possibilidades que, aqui reunidas, nos dão um faro do que pode vir a ser performatividade no campo das artes do corpo e do movimento.

Desejamos a todos uma excelente leitura! Que o encontro com esta nossa publicação possa ser um momento de fruição e de abertura de pensamentos.

    

v.1  nº7 / 2021

revista semestral

DOI:10.17648/10.17648/REVISTATKV-V1N7/ISSN:2594-5203

Baixe o PDF da

revista na íntegra

ARTIGOS de Fluxo Contínuo

"A DANÇA DO ENCONTRO: NOVAS POSSIBILIDADES DE EXISTÊNCIA A PARTIR DA TÉCNICA KLAUSS VIANNA"

SILVA, Thalita Rodrigues da; SOUZA, Virgínia Laís de

DOSSIÊ TEMÁTICO: Performatividade

ARTIGOS

"QUANDO O TRABALHO SOMÁTICO INTEGRA ARTE E POLÍTICA"

CARVALHEDO, Ierê Fraga

"CAMINHOS PARA A EMANCIPAÇÃO: PERFORMATIVIDADE E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA TÉCNICA KLAUSS VIANNA"

SILVA, Thaís dos Santos; RAQUEL, Fernanda

"CORPO NA DERIVA"

CRUZ, Beatriz; BARRETO, Luísa 

"CARTOGRAFIAS DO IMPREVISÍVEL"

GALVÃO, Monica; MILLER, Jussara

 

"DANÇA, PERFORMANCE E CARTOGRAFIAS DO PRESENTE: UM ARTIGO-PROGRAMA JARDIM DAS DÚVIDAS" 

SILVA, Dora de Andrade; REIS, Bruna Martins; RABELO, Flávio

ENSAIOS

"OS POSSÍVEIS DA CRIAÇÃO - RETALHOS DE UM PROCESSO CRIATIVO: ENSAIO SOBRE A PERCEPÇÃO" 

PAIVA, William de​

  • CETKV
  • CETKV

revista

TKV

versão online desde 2017