• CETKV
  • CETKV

revista

TKV

versão online desde 2017

ISSN 2594-5203

Primeira

Edição 

Editorial

por Neide Neves

  É com muita satisfação que lançamos, com esta primeira edição, a revista TKV dando as boas vindas a nossos leitores e colaboradores. Coerentes com os princípios da Escola Vianna e, específicamente, da Técnica Klauss Vianna, um de seus ramos, nos guiaremos pelo entendimento que de uma raiz comum multiplicam-se particularidades, desdobram-se em pluralidades que, por sua vez, alimentam o que  é partilhado.

  Nossa revista pretende disponibilizar a produção do Curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna – COGEAE, PUCSP – preenchendo uma lacuna existente na publicação de monografias completas e fomentar a produção sobre temas e desdobramentos de discussões e pesquisas provocadas pelo contato com a Técnica Klauss Vianna e, de forma mais ampla, com a Escola Vianna. Obedecendo à intenção que fundamentou o trabalho de Klauss: ”O que importa é lançar as sementes no corpo de cada um, abrir espaço na mente e nos músculos”. (VIANNA, 2005, p. 146)

  Além das monografias, a revista poderá incluir seções móveis, como artigos, resenhas, traduções, entrevistas, verbetes, indicações de espetáculos, links de outras produções acadêmicas e programações que conversem com o curso, inclusive datas das bancas de defesa das monografias, que ocorrem ao longo do ano.

 Nesta edição contemplaremos dois trabalhos da primeira turma da Especialição em TKV, a turma 2012. São monografias especialmente representativas da vocação teórico-prática e da atitude de pesquisa alimentadas no curso e em toda prática da TKV. Além disto, incluiremos um primeiro verbete, sobre assunto central na TKV, a atenção, tópico de trabalho presente e fundamental em toda a sua prática. Atitude não só de trabalho, mas de vida, pois como dizia o mestre: “Mais do que uma maneira de exprimir-se por meio do movimento, a dança é um modo de existir...(VIANNA, 2005, p. 105).

Baixe o PDF da

revista na íntegra

Foto: Cezar Siqueira

Leia online: 

Verbete

Atenção - Neide Neves

Monografia

“Profanações - Possíveis contra-dispositivos da Técnica Klauss Vianna” 

Por Camila Soares de Barros 

Monografia 

“Reverberações Dramatúrgicas

Técnica Klauss Vianna: princípios mediadores do processo criativo”

Por Valquíria Moura Vieira 

v.1 n.1 / 2017

revista semestral

ISSN 2594-5203