Diretrizes para autores

As submissões deverão ser enviadas exclusivamente por meio do preenchimento completo de formulário, que estará disponível na abertura do chamamento. 

 

Para submissões de artigos, traduções, entrevistas, resenhas e ensaios, as regras são: máximo de três autores por texto; ao menos um(a) autor(a) deve ser mestrando(a), mestre(a), doutorando(a), doutor(a) ou docente vinculado(a) a um ou mais programas de pós-graduação. 

 

Para submissões da seção poéticas, podem participar colaboradores vinculados ou não a cursos de pós-graduação.

 

A contribuição enviada deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

 

A Revista TKV, Poéticas e Políticas do Corpo trabalha com a política de avaliação anônima por pares para qualquer texto submetido.

 

Política para verificação de plágio: todos os textos são submetidos a ferramentas para a detecção de plágio. Ao submeter um trabalho, as/os autoras(es) têm total responsabilidade sobre o conteúdo, a escrita e as referências presentes no trabalho.

 

As fontes utilizadas para a detecção de plágio são:

https://scholar.google.com.br/

http://www.plagium.com/

https://copyspider.com.br/main/

Dossiê temático: A cada edição a Revista TKV propõe um tema para reflexão e debate. Nesta seção é publicado um conjunto temático de Artigos, Ensaios, Entrevistas, Poéticas, Traduções e Resenhas, sempre de acordo com o assunto proposto no chamamento de cada edição.

 

Fluxo contínuo: Recebemos trabalhos em fluxo contínuo que não estejam necessariamente em consonância com a temática proposta pelas edições. Os trabalhos podem ser apresentados em formato de Artigos, Ensaios, Entrevistas, Poéticas, Tradução e Resenhas, e enviados através do formulário específico para “fluxo contínuo”. Acesse aqui: 

 

Seções

 

Artigo: Todos os artigos devem apresentar uma clara interlocução com o tema da edição em vigência proposto pela revista e/ou, em caso de fluxo contínuo, com o campo das artes (Teatro, Dança e Performance) que estejam em diálogo com debates da estética e políticas do corpo. Explicitam os objetivos da investigação bem como as fontes e pressupostos teóricos; abordam os resultados e conclusões advindos do processo investigativo.

Resenhas: A seção “Resenhas” é dedicada a análise e comentários de livros, espetáculos, exposições, filmes e/ou outros trabalhos relevantes para o escopo da revista ou do tema proposto na edição. 

 

Ensaio: Esta seção é dedicada ao gênero textual ensaio, considerado um híbrido entre a literatura e a filosofia. É uma escrita experimental que se propõe refletir criticamente acerca de um determinado tema ou experiência, comumente escrito em primeira pessoa apresentando conclusões originais. Portanto, ensaiar é “uma incessante problematização e reproblematização de si mesmo” (LARROSA, 2004).

 

Entrevistas: As entrevistas obedecem à forma tradicional de pergunta-resposta e serão avaliadas conforme a pertinência de seu teor em consonância com o escopo geral da revista. Devem vir acompanhadas de autorização da(o) entrevistada(o). 

 

Traduções: As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido em consonância com o escopo da revista. No mais, seguem as normas dos artigos. Devem vir acompanhadas de autorização do autor e do original do texto. 

Poéticas: Este espaço é reservado para a publicação de obras e registros de processos criativos como caderno de artista, ensaios visuais e fotográficos, ensaios verbo-visuais, dramaturgias, escritas performativas, poesias, ficções artísticas e outros materiais que não se encaixam no formato textual acadêmico das seções anteriores, mas que contribuam para debates indisciplinares, desobedecendo as fronteiras entre poética e política. Também é importante que os trabalhos apresentem coerência nas discussões, de modo que o corpo do texto seja composto por descrições processuais e reflexões críticas, que elucidem a totalidade do texto. Esta seção é aberta. Podem, portanto, participar artistas e/ou pesquisadores  vinculados ou não a cursos de pós-graduação. 

 

Normas para publicação 

Idioma Serão aceitos apenas trabalhos em Português.

TÍTULO (caixa alta, centralizado e negrito)

Nome e Sobrenome do Autor (SIGLA IES, citar faculdade ou depto., fonte Arial 12, alinhado à direita)

Curriculum Resumido do(s) autores(s) Curriculum em Arial 10 – espaçamento simples - Mínimo 3 linhas e máximo 10 linhas - justificado (nota de rodapé da primeira página)

Resumo (Arial 12, negrito, alinhado à esquerda)

Estilo Texto Resumo – Arial 12 – espaçamento simples - Mínimo 3 linhas e máximo 10 linhas - espaço justificado)

 

Palavras-chave (Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, máximo de 5 palavras, estas, sem negrito )

 

Abstract Arial 12, negrito, alinhado à esquerda)

Estilo Texto Resumo – Arial 12 – espaçamento simples - Mínimo 3 linhas e máximo 10 linhas - espaço justificado)

 

Keywords (Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, máximo de 5 palavras)

 

Corpo do Texto

Texto Completo em espaçamento 1,5, Arial 12, justificado com o máximo de 15 laudas.

 

Citação com mais de 3 linhas - espaço simples, Arial 11, recuo de 4 cm à esquerda, sem aspas, sem itálico, seguidas do sobrenome do autor em maiúsculas, ano da publicação e páginas (SOBRENOME, 9999, p. 00). As citações em língua estrangeira devem vir traduzidas no corpo do texto seguidas do original em nota de rodapé.

 

Referências Bibliográficas

Referências conforme ABNT

 

TAMANHO MÁXIMO PARA O ARQUIVO COMPLETO, INCLUINDO FOTOS E IMAGENS: 10MB 

O texto deve ser escrito em até 15 páginas, levando em consideração título, resumo, curriculum, palavras-chave, corpo do texto e referências.

 

Verifique a qualidade das imagens utilizadas, creditando o(a) autor(a).

O arquivo deverá ser enviado em Word, nomeado com o título, hífen e a seção à qual o trabalho será submetido. (Ex: Título do trabalho_artigo temático)

Editorxs 

Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo