Diretrizes para autores

As submissões deverão ser enviadas exclusivamente por meio do preenchimento completo de formulário, que estará disponível na abertura do chamamento. Serão aceitos apenas trabalhos em português.

 

Para submissões de artigos, traduções, entrevistas, resenhas e ensaios, as regras são: máximo de três autores por texto; ao menos um(a) autor(a) deve ser mestrando(a), mestre(a), doutorando(a), doutor(a) ou docente vinculado(a) a um ou mais programas de pós-graduação. 

 

Para submissões de poéticas, podem participar artistes e/ou pesquisadores  vinculados ou não a cursos de pós-graduação.

 

A Revista TKV, Poéticas e Políticas do Corpo trabalha com a política de avaliação anônima por pares para qualquer texto submetido e com ferramentas para a detecção de plágio. Ao submeter um trabalho, as/os autoras(es) têm total responsabilidade sobre o conteúdo, a escrita e as referências presentes no trabalho. A contribuição enviada deve ser original e inédita, e não estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

Seções

 

Artigos: Os artigos devem apresentar uma clara interlocução com o tema da edição em vigência proposto pela revista, em interlocução com o campo das artes do corpo (teatro, dança e performance) e diálogo com debates da estética e políticas do corpo. Devem explicitar os objetivos da investigação, fontes e pressupostos teóricos, bem como conclusões advindas do processo investigativo.

Resenhas: Esta seção é dedicada à análise de livros, espetáculos, exposições, filmes e/ou outros trabalhos relevantes para o escopo da revista e do tema proposto em cada edição. 

 

Ensaios: Compreendemos este gênero textual como um híbrido entre a literatura e a filosofia. É uma escrita experimental que se propõe refletir criticamente acerca de um determinado tema ou experiência, comumente escrito em primeira pessoa, apresentando conclusões originais. Portanto, ensaiar é “uma incessante problematização e reproblematização de si mesmo” (LARROSA, 2004).

 

Entrevistas: As entrevistas obedecem à forma tradicional de pergunta-resposta e serão avaliadas conforme a pertinência de seu teor em consonância com o escopo geral da revista e o tema em vigência em cada edição. Devem vir acompanhadas de autorização da(o) entrevistada(o). 

 

Traduções: As traduções serão avaliadas segundo a importância e pertinência do texto traduzido em consonância com o escopo da revista e dossiê temático. Devem vir acompanhadas de autorização do autor e do texto em língua de origem.

Poéticas: Este espaço é reservado para a publicação de obras e registros de processos criativos, como cadernos de artista, ensaios visuais e fotográficos, ensaios verbo-visuais, dramaturgias, escritas performativas, poesias, ficções artísticas e outros materiais que não se encaixam no formato textual acadêmico das seções anteriores, mas que contribuam para debates indisciplinares, desobedecendo as fronteiras entre poética e política. Também é importante que os trabalhos apresentem coerência nas discussões, de modo que o corpo do texto seja composto por descrições processuais e reflexões críticas, que elucidem a totalidade do texto. 

 

Normas para publicação 

Título

Arial 12, caixa alta, espaço simples, centralizado e negrito

 

Subtítulo

Se houver, em letra minúscula, Arial 12, espaço simples,  centralizado, negrito

 

Nome e sobrenome do(a) autor(a) e coautores(as) se houver

Arial 12, SIGLA IES, citar faculdade ou depto., alinhado à direita, sem negrito

Curriculum resumido do(s) autores(s) 

Arial 10, em nota de rodapé, espaço simples, entre 3 e 10 linhas, justificado
 

Resumo 

Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, espaço simples, entre 3 e 10 linhas, justificado

 

Palavras-chave 

Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. Máximo de 5 palavras, sem negrito, separadas por vírgula

 

Abstract 

Arial 12, negrito, alinhado à esquerda, espaço simples, entre 3 e 10 linhas, justificado

 

Keywords 

Arial 12, negrito, alinhado à esquerda. Máximo de 5 palavras, sem negrito, separadas por vírgula

Padronização do texto e das imagens para artigos, resenhas, ensaios e traduções 

 

Texto completo 

Arial 12, justificado, espaço 1,5, com recuo de primeira linha de parágrafo de 1,5 cm, com o máximo de 15 laudas

 

Subtítulos 

Separação do texto em tópicos sem numeração, alinhado à esquerda, em negrito e escritos na forma de sentença, ou seja, apenas o termo que abre a sentença vai em maiúscula

 

Indicação autoral 

Sempre deve respeitar o formato (AUTOR, ano, p.xx). Mais de um autor por citação, 1) na mesma obra (AUTOR e AUTOR, ano, p. xx); 2), diferentes obras (AUTOR, ano 1, ano2); 3) mais de três autores (AUTOR et alii) 

 

Títulos de obras, séries, capítulos de livros no corpo do texto e notas

Sempre em itálico, não em negrito 

 

Citação no corpo do texto

Até 3 linhas, entre “aspas duplas”, sem itálico

 

Citação recuada desmembrada do texto

Mais de 3 linhas, recuo de 4cm, espaço simples, sem aspas, Arial 11, supressão de trechos (quando houver) indicar sempre com colchetes [...], não com parênteses (...). As citações devem ser todas traduzidas quando vindas de outras línguas. Colocar na referência: (AUTOR, ano, p.xx, tradução nossa). Não usar nota de rodapé para colocar traduções na língua original

 

Palavras em destaque

Evitar aspas, evitar negrito; sempre preferir itálico para destaque (ênfase); negrito apenas deve ser utilizado em título, subtítulos e nas referências das obras no final do texto, conforme ABNT

 

Imagens

Todas as imagens devem ser numeradas, com descrição breve que será inserida logo abaixo das mesmas, na forma de legenda, seguida pela fonte ou autoria e ano. Arial 10, espaço simples e centralizado Ex: Figura 1. Série Autoficções de isolamento, Performance Ana Reis. Fotografia Henrique Santana, 2020. Além disso, a revista adotou a descrição da figura (para todos verem) após a legenda. Ex: Uma mulher tem na cabeça uma cobertura feita de crochê azul, com espaçamentos que possibilitam ver alguns pedaços de seus olhos e sobrancelhas. Acima da cabeça, algo parecido com uma tigela de barro. Verifique a qualidade das imagens utilizadas e não deixe de creditar o(a) autor(a). Todas as imagens devem ser enviadas com boa qualidade de resolução e legibilidade. A obtenção de permissão para reprodução das mesmas é de responsabilidade do autor.

 

Imagem em resenhas

Todas as resenhas devem conter imagem da capa do livro, do espetáculo, da exposição, do filme ou do trabalho escolhido para a análise, com boa qualidade de resolução. A referência da obra na primeira página da resenha deve conter, nessa ordem, tendo como exemplo livro: Autor. Título. Cidade, editora, ano, número de páginas. 

 

Nota de rodapé

Utilizar para esclarecimentos laterais do texto, não para conceitos e referenciação. Evitar notas de rodapé extensas. Não usar nota de rodapé para colocar traduções na língua original. As citações devem ser todas traduzidas quando vindas de outras línguas. Colocar na referência: (FULANO, ano, p.xx, tradução nossa). 

 

Informações de sites nas notas de rodapé ou nas referências 

Disponível em: <.......> Acesso em: 10 mar. 2020.
 

Referências 

Não utilizar o termo “Bibliografia”, nem “Referências bibliográficas”, apenas “Referências”, listando os artigos, livros etc efetivamente utilizados.  Padronização para referências mais usuais:

SOBRENOME, Nome. Obra.... Cidade: editora, ano.

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Obra.... Cidade: editora, ano.

SOBRENOME, Nome. Artigo. In: Revista...., volume, número. Cidade: editora, ano. 

SOBRENOME, Nome. Capítulo. In: SOBRENOME, N. (org.). Obra... Cidade: editora, ano.

Quando o autor se repete, colocar ______. (6 espaços contados). 

Quando o livro tem subtítulo, só o Título vai em negrito, não o subtítulo. Só a palavra inicial vai com a primeira letra em maiúsculo.

Algumas considerações e lembretes sobre o arquivo a ser submetido

 

Tamanho máximo para o arquivo completo (incluindo fotos e imagens)

10MB 

 

Tamanho máximo de laudas

15 páginas, levando em consideração título, resumo, curriculum, palavras-chave, corpo do texto e referências

 

​Nomear o arquivo

O arquivo deverá ser enviado em Word, nomeado com o título, substraço (underline) e a seção à qual o trabalho será submetido. Ex: Título do trabalho_artigo

 

A Comissão Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias à padronização do mesmo aos moldes da revista e ao enquadramento em seu projeto gráfico, em consonância com a valorização das escolhas poéticas e organização das imagens feitas pelos (as) autores(as).

Editorxs 

Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo