Edição 8

Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo 

Edição 8 - PRESENÇA - 2º semestre de 2021

 

O prazo para submissão de textos para a 8ª edição da Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo, cujo tema é Presença, será até 05 de setembro de 2021. 

 

A Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo receberá, sem taxa de submissão ou publicação, trabalhos inéditos dentro do escopo Presença. O periódico é independente, semestral, online e com avaliação por pares, e abarca pesquisas nos campos do Teatro, da Dança e da Performance e seus diálogos transversais. Textos que não se enquadram na temática proposta para a 8ª edição podem ser enviados para seção de fluxo contínuo.

 

Dossiê temático: Recebemos Artigos, Ensaios, Entrevistas, Poéticas, Resenhas e Tradução, de acordo com o assunto exposto no chamamento de cada edição. 

 

A 8ª edição abordará o tema PRESENÇA, conforme descrito a seguir:

 

Em tempos de mudanças de comportamento pela extensa exposição às telas, transformando nossos corpos e, portanto, nos hábitos cognitivos, a Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo convida artistes e pesquisadores a refletir acerca do tema Presença. De acordo com a sistematização da Técnica Klauss Vianna (TKV), presença é o primeiro tópico corporal do Processo Lúdico. Trata-se da qualidade intencional do estado de atenção em relação a si mesmo e ao ambiente. Essa técnica propõe “que o estado de atenção focada resultante da intenção de estar atento é o fundamento indispensável para o trabalho do corpo, seja com o objetivo de manutenção da saúde, seja para a comunicação  do  corpo  em  situação  de  cena artística  e  criação”, conforme propõe Neide Neves (2018). A presença também se traduz na percepção dos processos, considerando as distintas facetas da criação, seja em contextos artísticos, didáticos e outros. Pretende-se que esse dossiê temático abarque contribuições que: 

- Reflitam os modos de criação e produção artística ao longo da pandemia; 

- Que versem sobre as transformações dos corpos em isolamento social; 

- Que proponham reflexões acerca das transformações da relação entre artistes da cena com o público.

 

Convidamos a interrogar a qualidade do “estado de atenção” e, portanto, a capacidade crítica do corpo-tela. Essas contribuições irão compor a 8ª edição a ser publicada em dezembro de 2021.

 

Fluxo contínuo: Recebemos trabalhos em FLUXO CONTÍNUO que não estejam necessariamente em consonância com a temática específica proposta pelas edições. Os trabalhos podem ser apresentados em formato de Artigos, Ensaios, Entrevistas, Poéticas, Tradução e Resenhas.

 

Prazo de envio: 05/09/2021 (DOMINGO). O lançamento desta edição está previsto para ocorrer em dezembro de 2021.

 

Informações gerais:

A Revista TKV trabalha com a política de avaliação anônima por pares para qualquer texto submetido.

 

Política para verificação de plágio: todos os textos são submetidos a ferramentas para a detecção de plágio. Ao submeter um trabalho, as autoras têm total responsabilidade sobre o conteúdo, a escrita e as referências presentes no trabalho.

 

Detalhamento das diretrizes para envio de trabalhos:

https://www.revistatkv.art.br/diretrizespublicacao

 

É imprescindível que no assunto do email conste a seção para a qual o material se destina, inclusive especificando à qual categoria se adequa: Fluxo Contínuo ou Temáticos. Todos os textos devem ser enviados nos formatos WORD e  PDF.

 

Os trabalhos enviados devem ser inéditos.

 

Envio dos trabalhos

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail da revista (revistatkv@gmail.com) anexados nos formatos WORD e PDF, e com a seção a que se destinam indicada no assunto do e-mail, obedecendo os prazos previstos em chamamento, para o caso dos trabalhos temáticos.

Os trabalhos de Fluxo Contínuo podem ser encaminhados para o mesmo  e-mail (revistatkv@gmail.com)  em qualquer época do ano.

 

www.revistatkv.art.br

Contato: revistatkv@gmail.com

edição 8 foto bela.png
Ediçao 8 desenho-01.png