SUBMISSÃO

Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo 

Edição 9 - 1º semestre de 2022

 

O prazo para submissão de textos para a 9ª edição da Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo, cujo tema é Corpo e Espaço, será até 16 de janeiro de 2022. 

 

A Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo receberá, sem taxa de submissão ou publicação, trabalhos inéditos dentro do escopo Corpo e Espaço. O periódico é independente, semestral, online e com avaliação por pares, e abarca pesquisas nos campos do Teatro, da Dança e da Performance e seus diálogos transversais. Textos que não se enquadram na temática proposta para a 9ª edição podem ser enviados para seção de fluxo contínuo.

DIV_chamamento card1-01-01.jpg

de trabalhos para Edição 9

Dossiê temático: Recebemos Artigos, Ensaios, Entrevistas, Poéticas, Resenhas e Tradução, de acordo com o assunto exposto no chamamento de cada edição. 

 

Corpo e Espaço

 

É sabido que as artes, há muito tempo, extrapolaram os espaços convencionais da caixa preta (Teatro) e do cubo branco (Artes Visuais) para colocar o corpo em experiência de relação, troca e embate com os mais variados espaços. Esses diálogos se dão entre espaço concreto, seja ele arquitetônico ou cibernético, e espaço simbólico, dando a ver o quanto os espaços e corpos se formam na troca incessante e síncrona entre as informações do corpo e do ambiente. Dessa maneira, espaço concreto e simbólico se engendram em afetos, memórias e sentidos singulares. “[...] O ambiente no qual toda mensagem é emitida, transmitida e admite influências sob a sua interpretação, nunca é estático, mas uma espécie de contexto-sensitivo.” (KATZ e GREINER, 2005, p. 129).

 

A pandemia da COVID-19 limitou o trânsito dos corpos, transformando as relações. No Brasil, a necropolítica potencializou a epidemia, gerando mais de 600 mil mortos, milhões de desempregados e o vertiginoso aumento da perseguição aos povos originários e outros grupos minorizados. Nesse contexto, os artistas buscaram formas de compartilhar suas inquietações no e do espaço doméstico, entre estratégias de se manter em estado pulsante de criação e sobreviver economicamente.  Esta crise sanitária de alcance global (KATZ, 2020) transformou não apenas as formas de produção e fruição artística, mas em um curto espaço de tempo modificou completamente as relações entre corpo e espaço.  A Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo, em sua 9ª edição, pretende contribuir para esse debate.