
SUBMISSÃO DE TRABALHOS

SUBMISSÕES PRORROGADAS
Edição 11 - Desafios e Possibilidades da Educação em Tempos Pandêmicos
1º semestre de 2023
O prazo para submissão é até 28 de fevereiro de 2023.
A Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo receberá, sem taxa de submissão ou publicação, trabalhos inéditos dentro do escopo Desafios e Possibilidades da Educação em Tempos Pandêmicos. O periódico é independente, semestral, online e com avaliação às cegas por pares, e abarca pesquisas nos campos do Teatro, da Dança e da Performance e seus diálogos transversais.
Dossiê temático: Recebemos Artigos, Ensaios, Entrevistas, Poéticas, Resenhas e Tradução, de acordo com o assunto exposto no chamamento de cada edição.
Desafios e Possibilidades da Educação em Tempos Pandêmicos
A pandemia da COVID-19 levou as aulas para o ambiente virtual, desafiando professores e alunos a construírem novas pontes para o conhecimento, assim como também, a ressignificar os encontros e os afetos dos quais fazem parte os processos de ensino e aprendizagem. No campo das artes da cena, a presença é matéria de invenção, é a partir da percepção de si, do outro e do espaço que se constrói algo coletivamente. Nesse sentido, a condição de distanciamento impôs uma série de desafios aos artistas, professores e alunos, não apenas na adaptação de novas modalidades de ensino, mas principalmente nas diversas mudanças sofridas pelos corpos.
O ano de 2022 marca uma retomada aos espaços de convivência, ainda com a necessidade de cautela em relação aos protocolos sanitários e com uma enorme necessidade de reconstruir nossas capacidades sensíveis e de escuta. Muitos dos desafios da retomada parecem reverberar do processo de isolamento social: corpos despotencializados pelo sedentarismo, pelo luto e uma lista de tarefas a serem realizadas em espaço virtual que parecem não ter fim, gerando um enorme cansaço, muitas vezes conflitante com o desejo de interação. Quais os impactos de quase três anos de crise sanitária e, como consequência, uso excessivo das telas para os corpos? As organizações educacionais estão preparadas para rever prioridades, lidar com sofrimentos agudizados, com a inabilidade de escuta e frustração? É possível simplesmente seguir o planejamento ignorando a tridimensionalidade espacial, ou seja, realizando tarefas como se fossem abas de documentos encerradas após finalizar as demandas? Como os corpos com atenção (focada, não ampla), tatilidade, olfato e paladar prejudicados e visão e audição hiperestimulados criam propostas artístico-pedagógicas? A partir dessas perguntas formuladas com base nas pesquisas contemporâneas de Helena Katz (2021), a Revista TKV - Poéticas e Políticas do Corpo convida artistas e pesquisadores a compartilharem suas inquietações e descobertas dessa experiência.
Os trabalhos devem ser enviados através de formulário: