• CETKV
  • CETKV

revista

TKV

versão online desde 2017

Comissão Editorial

Camila Soares de Barros

Camila Soares é artista do corpo e do movimento. Mestre em Educação pela UNIFESP, graduada e licenciada em Dança pela UNICAMP, cursou Pós-Graduacão nível Especialização em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP onde também realizou trabalho de monitoria por três anos. Em 2016 e 2017 atuou  no Programa de Qualificação em Dança da Secretaria de Estado da Cultura, no qual ofereceu orientação artística a companhias de dança do interior paulista. Em 2017 atuou como docente no projeto de extensão Singularidade Somática na UFABC. Atualmente é docente no curso de graduação em Dança no Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

( www.camilasoares.com.br )

 

Livia Vilela

Atriz, preparadora corporal, arte-educadora e especialista na Técnica Klauss Vianna (PUC-SP). Mestranda da Escola de Comunicações e Artes (ECA) - USP em Pedagogia do Ator, na linha de pesquisa da Formação do Artista Teatral. Integrou o grupo LUPA de teatro e atuou, entre outros, Aviso às Borboletas com direção de Bete Dorgam. Atuou também em Pedreira das Almas direção Brian Penido Ross, espetáculo do grupo Das Dores de Teatro selecionado para o Panorama do Teatro Brasileiro – 2ª Geração – Grupo TAPA. É professora de teatro no Colégio Rio Branco desde 2010, onde realizou inúmeras montagens como "Sonho de uma noite de verão" de W. Shakespeare, "Auto da Compadecida" de Ariano Suassuna, "O Bem Amado" de Dias Gomes, entre outras. Integra desde 2005 o OBARA Grupo de Pesquisa e Criação Teatral dirigido por Lu Carion. É propositora do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] em conjunto com Vanessa Bruno, Elisa Volpatto, Paulo Salvetti e Rita Grillo. Com o coletivo Vulcão realizou assistência de direção e atuação no espetáculo infanto-juvenil Brincar de Pensar (contos de Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas), preparação corporal dos espetáculos PULSO - a partir da vida e obra de Sylvia Plath e, A DOR - a partir de La Douleur de Marguerite Duras .

 

Conselho Editorial

Angel Vianna

Graduada na Escola de Belas Artes – ex-Escola Guinard pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1956), especialização em Anatomia pela UFMG (1959), especialização em Anatomia pela UFBA (1965), especialização em Cinesiologia pelo RJ (1966), especialização em Método de Ballet Clássico – Royal School of London pela Academia Dalal Achcar (1973), doutorado em Dança pela UFBA (2003), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pela Ballet de Minas Gerais (1958), aperfeiçoamento em Curso de Piano e Elementos da Música pelo Belo Horizonte (1953), aperfeiçoamento em Dança Moderna pela Escola de Dança Nina Verchinina (1956), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pela Academia Tatiana Leskova (1959), aperfeiçoamento em Ballet Clássico pela Academia Eugênia Feodorova (1959), aperfeiçoamento em Curso de Ioga pelo Belo Horizonte (1957), aperfeiçoamento em Literatura Clássica e Brasileira pelo Belo Horizonte (1958), aperfeiçoamento em Dança Afro pelo Rio de Janeiro (1959), aperfeiçoamento em Interpretação pelo Teatro Universitário de Minas Gerais (1960), aperfeiçoamento em Rítmica pelo Belo Horizonte (1960), aperfeiçoamento em Dança Moderna pela Escola de Dança da Bahia (1964), aperfeiçoamento em Curso de Elementos da Dança pela Escola de Dança da Bahia (1964), aperfeiçoamento em Curso de Forma-Espaço-Improvisação e Composição pela Escola de Dança da Bahia (1964), aperfeiçoamento em História das Artes pelo Rio de Janeiro (1966), aperfeiçoamento em Expressão Corporal pelo Conservatório Brasileiro de Música Centro Universitário (1973), aperfeiçoamento em Didática Teórica da Expressão Corporal pela Buenos Aires (1973), aperfeiçoamento em Dança Moderna pela Academia Tatiana Leskova (1973), aperfeiçoamento em Controle Muscular pela 0 (1974), aperfeiçoamento em Correção Postural pela 0 (1974), aperfeiçoamento em Eutonia pela Buenos Aires (1982), aperfeiçoamento em Eutonia pela 0 (1974), aperfeiçoamento em Dança Folclórica pelo Rio de Janeiro (1975), aperfeiçoamento em Energia Profunda pelo Rio de Janeiro (1975), aperfeiçoamento em Curso de Mímica pelo Rio de Janeiro (1976), aperfeiçoamento em Bioenergética pelo Rio de Janeiro (1977), aperfeiçoamento em Curso Internacional de Eutonia pelo Rio de Janeiro (1989), aperfeiçoamento em Consciência do Movimento pelo Rio de Janeiro (1980), aperfeiçoamento em Psicomotricidade e Laboratório Experimental pelo Rio de Janeiro (1982), e aperfeiçoamento em Níveis de Intervenção Psicomotora pelo Rio de Janeiro (1982). Atualmente é Fundadora, Mantenedora e Diretora do Núcleo Coreográfico Teatro do Movimento, Diretora da Faculdade Angel Vianna, Presidente do Instituto de Pesquisa Arte Corpo e Educação Angel Vianna. Diretora e Mantenedora da Escola Angel Vianna e Secretária de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Janeiro. Tem experiência na área de artes, ênfase em Dança.

 

Christine Greiner

Christine Greiner é professora livre-docente do Departamento de Linguagens do Corpo da PUC-SP, onde ensina no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e no curso de graduação em Comunicação das Artes do Corpo. É autora de diversos livros e artigos sobre artes, políticas do corpo e cultura japonesa. Há mais de uma década, vem desenvolvendo, em parceria com Helena Katz, a teoria corpomídia.

 

 Helena Katz

Professora no Curso Comunicação das Artes do Corpo, no Programa em Comunicação e Semiótica e no Curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna, na PUC-SP; fundadora e coordenadora do CED - Centro de Estudos em Dança; e crítica de dança do jornal O Estado de S. Paulo (www.helenakatz.pro.br)

 

Fernanda Raquel

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com pesquisa vinculada às artes do corpo. É também bacharel em Ciências Sociais pela UNICAMP. Autora do livro “Corpo Artista – estratégias de politização”, Ed. Annablume/Fapesp, além de diversos artigos relacionados à dança e teatro. Residiu durante o ano de 2006 no Japão, tendo aulas com mestres de butô como Yoshito Ohno e Akira Kasai, além de colaborar com o grupo Gekidan Kaitaisha. Atualmente é professora do curso de especialização em Técnica Klauss Vianna da PUC/SP e integrante do Centro de Estudos Orientais, da PUC/SP. Atriz formada pela EAD/ECA-USP, já realizou inúmeros trabalhos no teatro, dentre os quais podem-se destacar: Nós, os outros ilesos, com direção de Carolina Mendonça; Verniz Náutico para Tufos de Cabelo, com direção de Paulo Celestino; Ato sem Palavras I, com direção de Cristiane Paoli Quito; Amor e Restos Humanos, com direção de Marco Antônio Pâmio; A Ópera do Malandro, com direção de Iacov Hillel. Recebeu o prêmio APCA de melhor atriz de teatro infantil, junto com todas as integrantes do elenco do espetáculo “Bruxas, bruxas... e mais bruxas!” d’As Meninas do Conto, grupo do qual faz parte desde 2010.

 
 

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa e educadora somática graduada em Dança pela UNICAMP. É mestre e doutora em Artes pela mesma instituição. É autora dos livros: “A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna" (Summus, 3ª ed, 2007) e “Qual é o corpo que dança? Dança e Educação Somática para adultos e crianças” (Summus, 2012). É docente da Pós Graduação lato sensu em Técnica Klauss Vianna na PUC-SP e diretora/professora do Salão do Movimento, em Campinas/SP .(www.salaodomovimento.art.br)

Luzia Carion

 

Graduada em Comunicação pela FAAP –SP (1977), mestre em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Artes da USP (2004). Durante o aprofundamento sobre a aplicação dos princípios da Técnica Klauss Vianna no treinamento e processo criativo do ator, que gerou sua tese de mestrado, fundou o Obara – Grupo de Pesquisa e Criação (2001). Nesta pesquisa estudou com especialistas como Antunes Filho (CPT), Daniele Finzi Pasca (Teatro Sunil Ensemble) Stefano Vercelli  (Laboratório de Pontedera), Jan Ferslev (Odin Teatret), Kouyaté Sotigui (Théatré dês Bouffes du Nord), Jerjy Grotowsky e Thomas Richards. Como educadora lecionou no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, e atualmente é professora do  curso de especialização de Terapia Através do movimento da Faculdade Angel Vianna – FAC-RJ, professora das disciplinas Processo Lúdico e Processo Criativo/Teatro do Curso de Especialização da Técnica Klauss Vianna, da PUC-SP , e professora na Sala Crisantempo (treinamento e processo criativo). Tem experiência e atua na área das artes cênicas como atriz, dramaturgista e preparadora corporal de grupos teatrais.

 

Graduada em Licenciatura – Letras: Português/Francês pela PUC-RJ (1980), mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP (2004) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, na área de concentração Signo e Significação nas Mídias (2010). Atualmente, é assistente mestre do Curso de Comunicação das Artes do Corpo da PUC-SP, professora efetiva do Curso Superior de Teatro e do Curso de Dança da Universidade Anhembi Morumbi, professora do Curso de Especialização de Terapia Através do Movimento – Corpo e Subjetivação da Faculdade Angel Vianna – FAV-RJ, e professora e coordenadora do Curso de Especialização em Técnica Klauss Vianna, no Cogeae, da PUC-SP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança e Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo e movimento, preparação corporal, educação somática e dramaturgia corporal.

Maria Thereza Feitosa

 

Eutonista, formada pela Escola de Eutonia do Brasil – SP, membro da equipe de coordenação do IBE – Instituto Brasileiro de Eutonia, Formação e Pesquisa – SP, formando eutonistas há 10 (dez) anos. Fisioterapeuta, graduada pelo IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - RJ  Fasciaterapeuta, formada pelo Método Dannis Bois – RJ

Especialista em Metodologia Angel Vianna, formada por Angel vianna, coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu em Conscientização do Movimento e Jogos Corporais – Metodologia Angel Vianna / MAV da EFAV – Escola e Faculdade Angel Vianna. Mestre em Psicologia, pelo depto de Psicologia da UFF – Universidade Federal Fluminense

Ampla e duradoura experiência em trabalho corporal através de atendimentos individuais em consultório, de aulas regulares em grupo em espaço próprio e de workshops.

Pesquisadora incansável do corpo, do movimento e da palavra.

Pin Nogueira (Rosana Nogueira Pinto)

Atriz e Dançarina. Mestrado em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC - SP. Graduada em Comunicação das Artes do Corpo, com habilitação em Dança e Teatro pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC - SP. Educadora social. Eixo pedagógico: Artístico-cultural – Instituto Paulo Freire – SP (IPF) e Núcleo de Trabalho Comunitário (NTC) PUC/SP. Docente em Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Curso: Especialização em Técnica Klauss Vianna. COGEAE, PUC-SP, Campus Monte Alegre, São Paulo, SP. Fundadora da Cia Queremos Saber_ Artes do Corpo (Estudos sobre corpo e artes cênicas). 

 

Virgínia Souza

Doutora (2017) e Mestra (2013) em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, sob orientação de Christine Greiner. Possui graduação em Comunicação das Artes do Corpo (2008) pela PUC/SP, com habilitação em dança e performance, e graduação em Pedagogia (2013) pela USP. Professora da Especialização na Técnica Klauss Vianna, na PUC/SP. Professora contratada da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - USP) e docente na graduação da Estácio de Santo André. Formada no método DanceAbility (improvisação em dança para pessoas com e sem deficiência), desenvolve sua pesquisa a partir de temáticas como corpo, educação, inclusão e arte. 

 

Colaboradoras

Marines Calori

Graduação em Dança pela Universidade Estadual Zeferino Vaz – UNICAMP (1986-1994) e em Quiropraxia, pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM em parceria com Western States College-USA  (2000-2004). Docente do Programa Pós-Graduação do COGEAE na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC. curso de Especialização na Técnica Klauss Vianna.

Durante sua profissionalização em dança especializou-se na Técnica Klauss Vianna (TKV); Atuou como professora de cursos de formação desta técnica na escola Klauss Vianna; foi selecionada para apresentar seus em diversos festivais de dança no Brasil, Colômbia e Alemanha atuando como coreografa, diretora, interprete e professora; desenvolveu trabalhos de preparação corporal para atores, músicos e bailarinos.

Com o interesse voltado para áreas das artes e saúde, graduou-se na primeira turma do curso de Quiropraxia na América Latina. Durante o curso realizou monitorias e produziu pesquisas na área de Quiropraxia integrada a Técnicas de Educação Somática em especial TKV, foi selecionada para apresentar pesquisas no Congresso Internacional de Quiropraxia em Sydney-AU. e Atenas-Gr. Desenvolveu um programa inédito de Escola de Coluna que implantou junto a clínica de quiropraxia na UAM, no Serviço Nacional de transportadores de Carga – SEST/SNAT e na seguradora privada de saúde Portomed- Porto Seguro Saúde

Integrando sua formação interessa se pela pesquisa biomecânica de diversas práticas corporais como o Ballet Clássico, Yoga, Capoeira, Danças Brasileiras dentre outras.

Atualmente atua como docente no curso de especialização da Técnica Klauss Vianna no COGEAE da PUC em São Paulo; Professora de Técnica Klauss Vianna na Sala Crisantempo; Professora convidada do curso de pós-graduação em Medicina integrativa do Hospital Albert Einstein. Como Quiropraxista Integra a equipe de Fisiatria de coluna da Portomed – Porto Seguro Saúde e Implantou e Coordena o programa terapêutico educacional" Escola de Coluna", Portomed – Porto Seguro; realiza consultoria ergonômica em empresas e escolas. Oferece consultas e tratamentos em consultório privado.

 

Monica Lopes Galvão

 

Artista da Performance, cantora e historiadora. Especialista em Técnica Klauss Vianna, pela PUC-SP (2012-2015) – onde desenvolveu entrecruzamentos entre a Técnica Klauss Vianna e o Site-Specific, sob orientação de Jussara Miller. Graduada em História, pela USP-SP (1998-2004). Faz formação de Educador do Movimento Somático (SME) –através do Programa de Certificação do Método BMC – Body Mind Centering®. Cursou Creating Site-Specific Dance and Performance Works ministrado por Stephen Koplowitz, da Califórnia Arts Institute, via Coursera. É fundadora e integrante do Coletivo Cartográfico, desde 2011.  Pesquisa cartografias urbanas e se interessa por estudos de contexto. Desenvolve seu trabalho na interface entre a performance e a dança.